O Floral Sensível Mente «TDM», tem como função estimular o poder de recuperação e renovação das energias vitais para o rejuvenescimento: e incremento da vitalidade e autoestima. Expande ao seu redor segurança, acolhimento dos medos do desconhecido e medos arquetípicos que paralisam e com isso traz à luz aquilo que por demasiado tempo suprimido viciou em padrões de comportamento obsoletos. Alivia a carga para que se possa ver, sentir e expressar a verdadeira beleza interior.
Ancora a aceitação das mudanças com paz de espírito e alegria, poder de assimilação e autoestima, confiança e aceitação, levando ao ultrapassar das inseguranças e abertura a uma comunicação mais fluida e menos receosa, com gentileza e capacidade de entrega.
Promove ainda ligação à energia do Todo gerando desapego das perdas afetivas e liberação de sentimentos com aceitação e alegria num renascer para a nova realidade, com inspiração e nutrição da “criança carente” em visão compassiva e amorosa: “sela” o processo de transição para o melhor de si mesmo, dando "colo" como um cobertor macio e protetor que delicadamente segura e conforta uma criança, porque quando as pessoas se sentem seguras e protegidas sentem-se mais capazes de amar.
Alivia o peso das emoções que ensombram o coração, através do educar do corpo mental e do pensamento, ajudando a ancorar na mente positividade e ao estender ao próximo e a toda a vida essa leitura, aborda a compassividade e liberação de julgamentos: aceitar a imperfeição própria e a do mundo com o “acender da luz” onde as sombras invadiram e tolheram o coração. Aterramento, ligação à Natureza, à Grande Mãe, a ancestral Curadora; libera repressões e tensões “sustentadas” por muito tempo, fragiliza resistências calcinadas e debilitantes.
Tem a virtude de facilitar o fluxo energético que liga a mente ao coração promovendo o silêncio interior lúcido e pacífico. Aquieta e clareia a mente de pensamentos desnecessários - serenidade e focalização, conexão entre as emoções, a personalidade e o mental e tem um papel relaxante na tensão da cintura pélvica posterior. Trabalha a tomada de consciência para libertação de padrões, soltar o medo de ser autêntico, deixar ir embora o antigo… aceitar a leveza da liberação.
Atua no corpo tanto física quanto energeticamente para aliviar a inércia, sobre a qual age ao provocar a liberação de emoções e memórias retidas nas articulações: “Promove a circulação da energia no corpo conectando os chacras-base, coração e coroa e conduz à perceção dos pés ancorados na Terra.” (Circulação da linfa nos membros inferiores). Cuida da resistência ao prazer e à alegria, gerando abundância de emoções que abrem as portas à manifestação da vontade positiva, ao limpar a mente de pensamentos persistentes e negativos. Acorda sentimentos de segurança e proteção, calma e relaxamento, dissipa sentimentos de frustração, raiva e impaciência.
Ajuda pessoas com dificuldade de relaxar, tensas, rígidas e inflexíveis; facilita o regresso a um estado de alegria, serenidade e coragem, através do desbloqueio de antigos padrões de autolimitação e estagnação; abre as portas da mente à inspiração e graça de ser positivo perante a vida, o caminho da criatividade e da arte com visão para o futuro. Pode ser útil para dores de cabeça a partir da base do crânio, crispação da estrutura óssea da coluna e ombros e dores na nuca (esquerda), rigidez do pescoço e dos ombros, além de promover a clareza de espírito e a visão lúcida.
“Podes entregar-te à evolução porque eu estou aqui, para te manter firmemente conectado com a Mãe-Terra, sabendo que a ela estamos sempre ligados. Confia em ti mesmo e entrega-te ao processo; se assim fizermos, evoluiremos juntos para novas oitavas de vibração.”