O Floral Sensível Mente «TEI», tem a virtude de fazer a conexão interna, ao "Recordar às nossas células quem somos", promovendo a verticalização e integração da personalidade e das polaridades: sintonia e centragem com a nossa verdade. Cuida do psíquico humano – alegria interior e capacidade de sonhar, claridade e visão, reconhecimento do correto agir, autorresponsabilização e reencontro com a sabedoria interior, com poder de assimilação e autoestima. Para isso, ativa a governação do sistema rítmico do organismo, a respiração e o sangue que atuam através do coração, facilitando o fluxo e a concentração energética: relaxar das tensões dualistas da mente, reconstruir, refazer, reciclar dores antigas e mágoas, nutrir o coração, a circulação sanguínea e, portanto, a sustentação da Vida, que tem como propósito.
Desperta o movimento de transformação alquímica ao nível da alma, a interface entre físico e espírito, para o encontro da verdade interior e de um novo compasso de amor ao próximo, desinteressado e compassivo. Equilibra a mente, sobretudo naqueles processos originados na infância, ajudando a alinhar os corpos astrais com o corpo físico, promovendo estabilidade. Tem ainda a qualidade de estabilizar o humor, acalmar e equilibrar as emoções em lugar de as reprimir, um verdadeiro guardião do subconsciente, que protege das próprias emoções. Atua na conexão com o próprio “Eu”, preenchendo o “vazio” com nutrição emocional, "desfocalização" da atenção sobre si próprio - e com isso, uma melhor perspetiva para conseguir transmutar o sofrimento em atenção e compaixão para com o próximo.
Acorda a força interna e a liberdade para expressar os sentimentos mais profundos e ignorados, promovendo o aflorar ao nível consciente dos processos inconscientes, através de espaços oníricos onde emergem emoções reprimidas. Ajuda na eliminação de toxinas emocionais, romper tabus e preconceitos herdados, na superação de traumas, ativa a autoproteção e o apoio interno em momentos de stress traumático: muito útil em casos de fragmentação energética, ao integrar forças opostas com alinhamento e harmonização, impulsionando o reunir de ideias ao nível mental bem como ativar recursos energéticos para deixar para trás estados letárgicos ou fracionamentos psíquicos. Abre portas à lucidez e ao discernimento, aportando autovalidação e contentamento, confiança, modéstia e humildade.