Brigitte Jackson-Buckley (BJB) escreve sobre espiritualidade e crescimento pessoal há mais de sete anos. Ela fornece serviços de redação e edição freelance, ghostwriting e edição fantasma. Sua formação educacional em psicologia lhe deu uma ampla base para abordar muitos tópicos. Suas habilidades de escrita podem ser confirmadas independentemente no Patheos.com, Tiny Buddha, no Medium.com no Thrive Global Journal e no Little Visioneers e na Awareness Magazine. Ela gosta especialmente de trabalhar com pessoas e empresas interessadas em mudanças conscientes.
Nos primeiros tempos da história humana, as pessoas viviam em harmonia com o mundo natural e consideravam as plantas como sencientes, conscientes, inteligentes, vivas e curadoras por direito próprio. Ross Heaven
Infelizmente, na sociedade atual, nos afastamos muito dessa perspectiva. As plantas raramente são vistas como algo mais do que objetos que podem ser reduzidos a um componente químico, ou um objeto que parece bonito empoleirado em um canto. No entanto, como acontece com muitos aspectos do nosso mundo natural, há muito mais nas plantas do que aparenta.
Para aqueles que se esforçam para recuperar a antiga relação com a espiritualidade indígena através das plantas como nossas aliadas, a Plant Spirit Medicine pode ajudá-lo a descobrir o poder de cura das plantas.
Eliot Cowan, (EC) um curandeiro nascido nos Estados Unidos, totalmente iniciado Tsauirrikame (xamã) na tradição Huichol, professor, autor e fundador da técnica de cura alternativa conhecida como Plant Spirit Medicine, permanece como uma das principais autoridades na sabedoria curativa das plantas. Tive o prazer de falar com Cowan para obter mais informações sobre o mundo da cura das plantas.
O que é Medicina do Espírito das Plantas?
BJB: Qual é a base para a medicina espiritual das plantas como uma modalidade de cura?
EC: Nos últimos tempos, nossa cultura basicamente olhou para as plantas como agentes curativos em termos de suas propriedades químicas. Esse é um desenvolvimento relativamente recente na história da humanidade. Em épocas anteriores, quando as pessoas se voltavam para as plantas como agentes de cura, não se preocupavam principalmente com os constituintes químicos, mas viam as plantas como seres vivos, altamente conscientes, dotados de sentimentos e dispostos a ajudar as pessoas. Foi essa consciência viva e boa disposição para ajudar as pessoas que as pessoas se voltaram para as plantas como a fonte primária do elemento dos potenciais de cura. Quando as pessoas abordam as plantas principalmente com base em seu relacionamento com as plantas, chamo isso de Medicina do Espírito das Plantas. Eu pratico e ensino uma abordagem particular para isso.
BJB: Existe diferença entre a medicina vegetal e a medicina espiritual das plantas?
EC: Na prática, muitas vezes são diferentes. Quando as pessoas se referem à medicina vegetal hoje em dia, geralmente estão se referindo à descoberta de que as plantas têm certos produtos químicos que criam mudanças na bioquímica do corpo humano. Hoje, essa é de longe a abordagem mais comum para a medicina de plantas em nossa sociedade. Quando você usa o termo medicina espiritual das plantas, a relação primária não é sobre química. Trata-se de um relacionamento espiritual com as plantas como seres vivos, altamente conscientes e inteligentes.
Como a Medicina do Espírito das Plantas é Diferente do Herbalismo?
BJB: O que é herbalismo? Como ele difere da medicina vegetal?
EC: Herbalismo é um termo muito amplo que (para mim) denota o uso de plantas como agentes curativos. Isso inclui o uso de plantas como fábricas de produtos químicos, bem como a transmissão de plantas como curadores espirituais. É um termo amplo que engloba qualquer forma de se relacionar com plantas como agentes curativos.
BJB: Em Plant Spirit Medicine: A Journey into the Healing Wisdom of Plants, você escreve: “Plant spirit medicine não diagnostica ou trata nenhuma doença… qualquer sintoma que a pessoa possa ter.” Qual é o papel da medicina do espírito vegetal?
EC: Você está no caminho certo com essa pergunta. O curador não faz nenhuma tentativa de tratar os sintomas. A razão para isso é que reconhecemos que o sintoma é meramente um mensageiro para um desequilíbrio subjacente. Nosso esforço é determinar qual é o desequilíbrio e chamar o espírito das plantas para corrigir o desequilíbrio. Agora, isso não significa que as pessoas não frequentemente e de fato geralmente experimentam uma grande mudança positiva em seus sintomas. A diferença é quando a mudança que ocorre nos sintomas e, nesse sentido, a mudança igualmente importante que ocorre na forma como as pessoas experimentam suas próprias vidas, é um subproduto do uso das plantas para ajudar a corrigir o que chamamos de desequilíbrios subjacentes. Portanto, não há tentativa de diagnosticar um sintoma; não há tentativa de tratar um sintoma, mas o Plant Spirit Medicine é altamente eficaz para ajudar os sintomas. Eu também acrescentaria a razão pela qual chamamos de Plant Spirit Medicine por duas razões:
- Apelamos ao espírito da planta para afetar o espírito da pessoa.
- Vimos que nos dias de hoje, com as condições atuais, a grande maioria dos sintomas das pessoas de qualquer tipo tem uma base espiritual que pode ser influenciada com uma intervenção espiritual.