QI JING BA MAI - CANAIS CURIOSOS OU VASOS MARAVILHOSOS, EXTRAORDINÁRIOS
Vasos Extraordinários, Vasos Maravilhosos ou Vasos Curiosos são expressões usadas para referir os Oito Canais Extras da MTC e tem a função de regular, equilibrar e integrar o Mar de Chi que permeia o nosso Corpo e funcionam como reservatório de Chi dos Canais principais, podendo tanto absorver o excesso de Chi destes Canais, como transferir Chi para eles, nas condições de deficiência.
- Armazenar Energia Chi
- Conter Jing Chi
- Circular Wei Chi
- Regular os Ciclos da Vida
- Controlar as Vísceras Extraordinárias
- Controlar os Quatro mares
- Controlar os Orifícios
Oito (8) Vasos Maravilhosos:
- 1 - Ren Mai - Vaso Diretor
- 2 - Du Mai - Vaso Governador
- 3 - Chong Mai - Vaso Penetrador
- 4 - Dai Mai - Vaso da Cintura
- 5 - Yin Wei Mai - Vaso Yin de Conexão
- 6 - Yang Wei Mai - Vaso Yang de Conexão
- 7 - Yin Qiao Mai - Vaso Yin do Caminhar
- 8 - Yang Qiao Mai - Vaso Yang do Caminhar
Os Meridianos Principais podem ser comparados a rios por onde flui o Chi constantemente e irrigam o corpo. Nesta analogia, os Vasos Maravilhosos podem ser comparados a fossos e reservatórios para onde o Chi excedente escoa e é armazenado para uso futuro. Tem inúmeras conexões com os Meridianos Principais e atuam como reguladores do fluxo. O excesso de um Canal é escoado para outro, como ligações entre rios. E esse derramar do excesso de Chi diz-se ocorrer entre a pele e os músculos: Essa Energia guardada profundamente pode migrar para os Meridianos Principais pelos Pontos de Ressurgência, chamados de Pontos Fonte ou Yuan e o fluir de Energia para a superfície pode ser estimulado com a acupuntura ou movimentos de massagem. Quando uma pessoa está debilitada, é possível fazer essa Energia armazenada nos Vasos Maravilhosos emergir para os Meridianos Principais e assim fortalecer e equilibrar a pessoa. Os Vasos Maravilhosos contêm Essência Jing, uma das substâncias vitais na Medicina Chinesa, que recebemos dos nossos pais. Também a absorvemos diariamente dos alimentos e do ar que respiramos. Três (3) tipos de Essências Jing Qi:
- Pré-celestial, que recebemos de nossos pais
- Pós-celestial, que absorvemos dos alimentos e do ar que respiramos
- Essência do Rim, que é gerada no Dan Tian
No Dan Tian - localizado no Jiao Inferior originam-se os três (3) principais Vasos Maravilhosos:
- Ren Mai - Vaso Diretor
- Du Mai - Vaso Governador
- Chong Mai - Vaso Penetrador
Dan Tian, chamado de Campo de Elixir, localizado há alguns centímetros abaixo do umbigo, na Mulher é na região do útero e no Homem, na região da Próstata, é o local de geração do Jing Qi. Assim, por estes três (3) canais, o Jing Qi circula pelo organismo, nutrindo órgãos e realizando sua função de transmutação das substâncias, unindo os Qi pré e pós-celestial.
Os Meridianos Extraordinários também conhecidos como Vasos Maravilhosos agem como reservatórios de energia em relação aos canais principais, os quais são comparados a lagos. Todos os Vasos Extraordinários derivam direta ou indiretamente do Rim e retêm a Essência (Jing) nele armazenada; circulam a Essência ao redor do corpo, contribuindo assim para integrá-la a circulação do Qi Nutritivo e do Qi Defensivo.
Os Vasos Governador, Diretor e Penetrador, originam-se no Aquecedor Inferior, no espaço entre os rins. A principal função dos vasos maravilhosos é reforçar a conexão entre os meridianos principais, regulando a quantidade de Qi e Xue presente em cada um. O Qi e Xue concentram-se nos 8 meridianos extraordinários, onde é armazenado para ser redistribuído em caso de uma deficiência futura.
Os Vasos Maravilhosos controlam as Vísceras Extraordinárias, integram as seis (6) Vísceras Extraordinárias aos Zang e Fu:
- Cérebro
- Útero
- Vasos Sanguíneos
- Vesícula Biliar
- Medula
- Ossos
Os Vasos Maravilhosos têm conexões internas com as Vísceras Extraordinárias, que se conectam aos órgãos e vísceras. Portanto, Os Vasos Maravilhosos conectam-se indiretamente aos órgãos e vísceras.
- Cérebro: Du Mai, Yin Qiao Mai e Yang Qiao Mai
- Útero: Chong Mai e Ren Mai
- Vasos Sanguíneos: Chong Mai
- Vesícula Biliar: Dai Mai
- Medula: Chong Mai e Du Mai
- Ossos: Chong Mai, Ren Mai e Du Mai